segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Festa na Filial de Taubaté na Comemoração do 21º Aniversário

Militantes da Filial Taubaté do RC e representantes da Filial São Paulo, tendo ao centro Srª Maria Carvalho Lehseld, Sr. Jadir José da Silva, Sr. Herval Tavares Campos e Srª Emília Dornelles Flor Campos. — em Filial Taubaté do Racionalismo Cristão em 21/11/2014.
Foi com grande entusiasmo e amor à doutrina  que os Racionalistas cristão comemoraram o 21º aniversário da nova sede e Ascensão a Filial a casa de Taubaté. A reunião cívica-espiritualista foi presidida pelo presidente da Filial de São Paulo  Herval Tavares de Campos. 


Em seu discurso comemorativo o Sr. Herval Tavares de Campos,  fez um breve resumo histórico da vitoriosa jornada da Filial aniversariante  no transcorrer deste 21 anos e enfatizou que mesmo com avançada idade não iria faltar a comemoração da filial de Taubaté tão querida, pois queria  parabenizar o presidente Jadir José da Silva e a todos que colaboraram e colaboram com a grande jornada vitoriosa do Racionalismo Cristão em Taubaté.


As palavras do Presidente da casa aniversariante,  Jadir José da Silva, foi dirigida aos companheiros da doutrina  que   mantem em pleno funcionamento no proposito  de levar os princípios racionalista cristã a toda a comunidade de Taubaté, 
"... Quero estender os meus agradecimento e dar parabéns  aos militantes dessa Casa  por suportar com galhardia as dificuldade diárias para manter as atividades dessa casa sempre dentro da disciplina e cooperando para com o Trabalho espiritual..." 

Alexandra de Toledo de Aguiar
Alexandra de Toledo de Aguiar, filha da Bartyra de Toledo de Aguiar, fundadora da Filia de Taubaté ressaltou os objetivos do Racionalismo Cristão e destacou que é uma filosofia espiritualista e ao mesmo tempo uma ciência, pois adotada uma construção progressista do universo. Em seu discurso discorreu sobre Luiz de Matto  e Luiz  Tomas.

Herval tavares de Campo e Maria Isabel
Esteve presente no aniversario da Casa Taubaté a Senhora Maria Isabel que era portadora de um abraço fraterno e amigo da filial de São Miguel Paulista, na qual a militante dessa casa a senhora Regina Rocha lembra que Wilson Carnevalle  hoje presidente Astral da Casa de São Miguel ,  José Carlos Ferro, Luzia Ferro e outros  militantes  vieram a Taubaté para apoiar a filial de Taubaté que estava nascendo . E com grande entusiasmo ressaltou a importância de ser militante do Racionalismo Cristão.

Após de externar palavras de amor e incentivo aos Racionalista Cristão de Taubaté a Senhora Marinalva de Campos Sposito foi dar um grande abraço a sua amiga, militante de Taubaté, Senhora Celina

E com grande alegria e entusiamo transcorreu a confraternização dos Racionalista Cristão em comemoração do Aniversario da Filial de Taubaté.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resgate Históricos narrado pelo Presidente Gilberto Silva

Na programação em comemoração do 21º  do Aniversario da Filial de Taubaté, o Blog RC Taubaté  revirando o baú encontrou áudio da radio a Razão:  O Presidente Gilberto Silva resgata fato  Histórico da Filial do Racionalismo Cristão de Taubaté: http://www.arazao.net/radiorc/radio-rc220806-resgates.mp3

Filial de Taubaté
“....Lembro que a Senhora Bartyra de Toledo Aguiar ia sempre na Filial São Paulo conversar com Antônio Flor, Humberto Romalelli. E a Senhora Bartyra sempre manifestava vontade de  um dia fundar uma Casa  Racionalista Cristã no Vale do Paraíba. Querer é poder!
É pôr o pensamento em ação... A Senhora Bartyra nos levou na casa dela e nos fundo do quintal tinha um quartinho de costura   e perguntou se ali seria possível. E a pessoa que estava com agente, não me lembro bem se era o Romanelli ou Cantareli,  respondeu que é possível desde que haja disciplina, o tamanho não importa, tendo condições mínimas de organização e limpeza. E aí junto com as filhas dela e o marido começaram a Casa Racionalista Cristã em Taubaté. E eu tive a oportunidade de ver nascer a Casa de Taubaté no quarto de costura nos fundo do Quintal . E depois, em um terreno que foi doado, foi construído a Filial de Taubaté, na ocasião teve grande apoio de Wilson   Carnevalli que é da Região...” E  1993 foi inaugurada a Casa de Taubaté pela Senhora Bartyra, Sr. Humberto Rodrigues e Gilberto Silva que estava presente.

Bartyra de Toledo Aguiar
Nascida, em 11 de novembro de 1918, de uma família humilde, foi a nona filha entre doze irmãos. Família simples, mas que trazia no sangue a bravura dos grandes desbravadores dos sertões desta Pátria, os corajosos bandeirantes fundadores de várias cidades em diversos estados brasileiros, inclusive a gloriosa cidade de Ouro Preto nas Minas Gerais. Foi apoiada nos ensinamentos da doutrina racionalista cristã que Bartyra de Toledo Aguiar criou sua família dando exemplos de coragem, dignidade e tolerância. Teve seis filhos, sete netos e cinco bisnetos. Tendo sido filha, esposa, mãe e avó extremosa e muito carinhosa, participando na criação de todos.
Bartyra de Toledo Aguiar desencarnou em 13 de março de 1999. Hoje encontra-se em plano Astral.

domingo, 16 de novembro de 2014

21ª Aniversário do Racionalismo Cristão de Taubaté

A Casa Racionalista Cristã de Taubaté estará festejando no dia 21 de novembro de 2014 o  21ª aniversário da nova sede e ascensão a Filial. Até o dia do evento o Blog  RC Taubaté publicará matérias da Cidade de Taubaté e da Filial  aniversariante do Racionalismo Cristão. E desde já convidamos  para participar desta  solenidade cívico-espiritual.

Curta, Compartilhe e Comente essa Publicação.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A vida é boa e bela

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão
O que é a vida, o que é o viver das pessoas?, perguntamos. E respondemos: é se conhecerem em sua essência espiritual, caminhando com segurança, cumprindo deveres, valorizando-se como seres em evolução, em vez de andarem aos tropeços por rumo incerto. Só há felicidade neste mundo quando pensamentos de valor moldam consciências tranquilas.
Nas casas racionalistas cristãs fala-se com franqueza aos assistentes das reuniões públicas, transmitindo-lhes ânimo e coragem no enfrentamento dos problemas que todos têm no dia a dia. Ensina-se tudo que é possível aprenderem sobre espiritualidade, a se conhecerem como Princípio Inteligente e Matéria, pois cada ser é, em sua essência, uma emanação da Inteligência Universal, é um espírito em evolução, que deve viver neste mundo tendo amor fraternal pelos demais seres humanos.
Desejamos ver a humanidade unida, pois só a união constrói. A desunião serve para retardar a evolução no grande labirinto que é a Terra, em que devem ser evitados os estreitos caminhos que conduzem aos sofrimentos e às amarguras os que por eles passam, e percorridas as largas estradas que têm como ponto final a alegria, o êxito pessoal, a felicidade, enfim. As pessoas devem enfrentar as lutas que se apresentam com muita confiança e renovada esperança por dias melhores, a fim de ultrapassarem os reveses com galhardia.
Justiça: pensem bem nessa palavra. Serem justas até com os adversários, eis um grande predicado que as pessoas devem possuir, porque ninguém é perfeito. É necessário pautar o viver com serenidade, observando os erros alheios sem censura. Como seres em evolução na Terra estão sujeitas, portanto, a cometer desacertos.
É tempo de as pessoas se libertarem do jugo da ignorância espiritual, é tempo de valorizarem as coisas do espírito, deixando de lado o que não importa à evolução. Tirem da bagagem espiritual o que não tem valor, lendo as obras editadas pelo Racionalismo Cristão. Ao entenderem o que são como Princípio Inteligente e Matéria, repetimos, haverá mais confiança e respeito entre os semelhantes.
O silêncio vale muito, pois em certas situações o silêncio fala mais que as palavras. Há uma voz interior que alerta o indivíduo ao rever e analisar no silêncio da alma o seu passado, para melhor agir no presente e usufruir um futuro mais calmo e feliz.
Caminhem com segurança pela estrada da vida. Conselhos úteis não têm faltado nas casas racionalistas cristãs, e também admoestações, sempre em tese, quando são necessárias, para aqueles que pensam sobre o que ouvem e guardam para si o que lhes pode ser benéfico. O importante é não fazerem ouvidos surdos, mas raciocinar e acolher os ensinamentos, se o livre-arbítrio assim deliberar.
A vida traz alegrias e sofrimentos, que servem para lapidar o espírito. Então, vivam bem, porque a vida é boa, é bela, é progresso espiritual e material. São felizes as pessoas que acolhem os ensinamentos que o Racionalismo Cristão explana.