sábado, 27 de junho de 2015

Amar em tempo de crise

Artigo de Mariazinha Simões e Maria Filomena Besteiro publicado Gazeta do Racionalismo Cristão, dez 2009.  www.racionalismocristao.org/gazeta/artigos/amar.html 

Não é novidade para ninguém a existência desta profunda crise que em todo o lado se faz sentir no planeta Terra, por uma ou outra razão. Torturas, desesperos, destruições e muitos são apanhados no torvelinho deste tão grande furacão que devasta sem se preocupar com inocentes ou prevaricadores, se causa ou não sofrimento. Como que por um impulso nos questionamos como fica a nossa capacidade de amar em tempo de crise, tendo em conta que o desequilíbrio material se reflete no equilíbrio mental dos seres e consequentemente nas atitudes e relações quotidianas, onde a instabilidade se instala, a insegurança e quantas vezes a própria subsistência fica em perigo por não existir o mínimo de condições exigíveis a que todo o ser humano deveria ter por direito.

Sublinho que ultrapassar situações de dificuldade se torna mais fácil quando possuidores dos princípios do Racionalismo Cristão, que nos encorajam a ter confiança em nós e no Todo, nos ensinam que as leis Universais são sábias e que tudo regem com rigor, mas não deixa de ser preocupante a situação que o ser humano atravessa por na sua maioria estar desprovido destes conhecimentos e despreparado para restabelecer a ordem mental e psíquica, que entretanto se vai desgastando e debitando na luta imposta pela condição terrena tendo em conta que os setores principais se encontram também fragilizados como a desordem social, a financeira, a econômica e a mais importante a crise moral dos tempos modernos, restará capacidade para fazer prevalecer estes tão nobres princípios? Pessoalmente acreditamos que sim.

Os seres humanos precisam se consciencializar de que nos tempos atuais e futuros devem investir na educação, porque estamos a viver no século do conhecimento e quem não acompanha as mudanças fica para trás e arrasta a família para uma situação de privações.

Os homens precisam manter diálogos permanentes com as suas esposas, porque é da natureza das mulheres gostarem de ajudar. Além do mais duas cabeças pensam melhor do que uma.

O homem não deve é isolar-se nos tempos de crise, pressionado pelo ajuizado social do meio onde vive.

Os amigos, vizinhos e família deveriam andar atentos e prestar ajuda. Não nos esqueçamos de que somos todos velhos conhecidos, mas fruto da nova encarnação e as leis sábias da evolução, não nos lembramos. Mas a afinidade, sentimos. Estejamos atentos e tenhamos atitudes cristãs.

A nossa Doutrina nos orienta para que sejamos corajosos e confiemos em nós próprios, não devemos é cruzar os braços sem luta. A inação leva o homem a ter problemas mentais impedindo-o na reação natural em dar volta à resolução dos problemas.

Os pais precisam manter um diálogo aberto com os filhos, para assim participarem das conversas e preocupações da família.

Os filhos devem ter liberdade de expressar os seus pensamentos e emoções, em casa com liberdade. O jovem recebendo uma educação muito reprimida o aprendizado dos valores éticos e morais será distorcido. No futuro iremos encontrar adultos frustrados e com as mesmas regras difíceis, não cortando os ciclos passados.

A família deve ser toda ela una.

Ultrapassados os tempos de crise, as famílias que se mantêm unidas terão laços fortes difíceis de quebrar, prevalecendo o amor, respeito e amizade.


Irei mencionar Mahatma Gandi: "Você precisa ser a mudança que quer ver no mundo."

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O espírito reencarna pronto para a luta

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Em seu mundo de estágio e auxiliado pelas Forças Superiores, o espírito faz seu planejamento para a próxima encarnação, ciente de que terá neste planeta-escola muitos reveses a enfrentar, de forma a obter mais progresso evolutivo.
Mesmo sabendo dessas lutas, submete-se ao processo de encarnação, porque este mundo de escolaridade é o único ambiente no qual poderá crescer, tendo em vista o nível de evolução que possui.
O ser humano tem registrado no subconsciente todo o planejamento que o espírito fez no mundo de estágio para a sua existência terrena. Não consegue ter uma percepção detalhada do que está programado, mas será intuitivamente encaminhado para os seus objetivos pelas Forças Superiores, caso conduza sua vida com pensamento lúcido, retidão, valor e coragem, sem esmorecimento diante dos reveses.
A densa atmosfera fluídica que envolve a Terra abriga incontável número de espíritos perturbados, podemos assim dizer.
Embora o Astral Superior, apoiado por seres esclarecidos nas casas racionalistas cristãs, realize a limpeza psíquica a distância no planeta, a influência danosa de obsessores sobre os seres humanos que se deixam levar por pensamentos e sentimentos inferiores afins faz com que se desviem, no plano terreno, mesmo que momentaneamente, do projeto evolutivo traçado em campo astral e delineado no subconsciente.
Por isso, afirmamos repetidamente que o esclarecimento espiritual é muito importante, para que o ser humano se convença de que é um binômio composto de Princípio Inteligente e Matéria, se conscientize de que possui atributos espirituais a serem aprimorados, como a inteligência e o raciocínio, a fim de analisar o que ouve e o que assimila através da leitura, chegando às próprias conclusões.
A força de vontade bem desenvolvida faz com que resista aos vícios e aos impulsos puramente instintivos, tenha domínio sobre si mesmo, para controlar suas emoções e seus anseios, pois o espírito não encarna para conquistas materiais, mas para lutar por sua evolução.
É fundamental haver disciplina no viver, exercitar o pensamento voltado para a prática do bem, pois o pensamento, sendo vibração do espírito, tem potencial de força que muitos desconhecem. Maus pensamentos atraem influências negativas, que interferem no bom uso do livre-arbítrio, dificultando a tomada de decisões. Quem pensa bem tem boas intuições, porque tem boa assistência espiritual.
Logo, ponham em prática a força do pensamento, exercitem a faculdade do livre-arbítrio voltada para o bem. O viver terreno é uma bela oportunidade de evolução, haja vista a interação entre pessoas com diversos níveis de espiritualidade.
Aproveitem a troca de experiências, assimilem o intercâmbio de ensinamentos, abram suas mentes, afastando ideias preconcebidas, eliminando preconceitos. Tudo na vida é aprendizado, é experiência, é busca por sabedoria.
Sendo assim, não esmoreçam diante das dificuldades, pois, de certa forma, o espírito é submetido a reveses para evoluir. Não se sintam vítimas de nada nem se prendam a sentimentalismos, quase sempre exagerados e descabidos. Tudo tem sua razão de ser, tudo acontece em determinado momento da vida conforme o uso que se faça do livre-arbítrio.

O esclarecimento espiritual facilita essa compreensão ao enfrentarem os fatos com naturalidade e resignação, para terem uma vida mais amena.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

A proteção do pensamento elevado


Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Os seres humanos têm durante suas vidas lutas a enfrentar, trabalhos a resolver, que trazem grandes preocupações, até certo ponto justificáveis, porque fazem parte do viver terreno. Todavia, devem saber que todo excesso é prejudicial. Há os que sofrem por antecipação, que se inquietam em demasia com problemas que não existem ou se encontram tão distantes que nem se concretizam. Logo, é importante terem controle emocional, para não sofrerem desgaste psíquico, que tanto enfraquece a saúde física e mental.

Na Terra, grandiosa e bela, indivíduos se cruzam uns com os outros no conviver diário, mas nenhum se conhece totalmente. Inimigos em existências passadas são agora amigos ou parentes queridos. Lapidam suas almas neste planeta-escola, sob a transcendente sabedoria que faz com que esqueçam o passado enquanto o espírito está encarnado.

O Racionalismo Cristão ensina, de viva voz nas reuniões realizadas em suas casas espiritualistas, ou pela leitura dos livros que edita, como os seres humanos devem ter relacionamentos sociais e cultivar amizades, para que sejam agradáveis, pois a convivência deve ser evitada quando não há afinidade de temperamento.

A natureza não dá saltos. Por isso, não se deve fazer coisa alguma de modo precipitado. É importante que tudo seja analisado cuidadosamente, para haver conclusões acertadas. As pessoas espiritualmente esclarecidas caminham com segurança, confiam no que devem confiar e desprezam o que não tem valor. São beneficiadas as que procuram uma casa racionalista cristã desejosas de aprender o que é a espiritualidade.

Fortalecidas, passam a ter confiança em si mesmas, não temendo coisa alguma, porque do temor e da incerteza é que surgem pensamentos negativos, que levam à perturbação psíquica.

O pensamento elevado cria em torno de quem o emite uma forte barreira fluídica, que impede os espíritos maléficos do astral inferior de praticar suas perversas façanhas. Ao contrário, a pessoa mentalmente fraca não sabe pensar de forma elevada, vê obstáculos em tudo que faz e só defeitos naquelas com que se relaciona. Ela é presa fácil do astral inferior, principalmente as crianças que dela dependem, porque não têm condições de se defender sozinhas.

Compareçam com assiduidade às nossas Casas, a fim de modificarem para melhor a maneira de viver ao aplicarem os princípios racionalistas cristãos e sua disciplina fortalecedora da alma, para agirem com sabedoria e convicção, alteando o pensamento no momento exigido.