segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Leitura do mês

Leituras do mês são dois textos para serem lidos em reuniões mensais de militantes das casas racionalistas cristãs. Consistem em doutrinações dadas na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.
Uma delas é sempre do Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues e a outra é de Luiz de Mattos, Codificador do Racionalismo Cristão, ou de Antonio Cottas, Consolidador do Racionalismo Cristão. Estas duas últimas se alternam a cada mês.

Os textos são publicados, também, no jornal A Razão do mês correspondente.
Estejam atento às intuições

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão
A ideia de proteção torna as pessoas apáticas diante de seus problemas, faz com que se sintam impotentes, inseguras, sem iniciativa. Pensam não ter forças suficientes para elas mesmas se defenderem. Isso acontece porque a maioria desconhece o poder do pensamento, mas o conceito de proteção cai por terra à medida que se esclarecem espiritualmente, tomam conhecimento da realidade da vida.
Muitos seres se acovardam diante de qualquer problema, sentem-se vítimas do próprio viver, e se apegam a entidades e mitos como seus protetores. Sem conhecimento dos preceitos espiritualistas, cada vez mais se afundam em seus problemas, mais difíceis e complicados de resolver eles parecem.

Nas casas racionalistas cristãs mostramos a realidade da vida espiritual, não escondemos de ninguém o que efetivamente existe sobre a vida fora da matéria, pois não queremos seguidores fanáticos, mas seres estudiosos do Racionalismo Cristão, que cheguem às próprias conclusões a respeito do que pesquisam, para resolverem suas dificuldades convictos dos princípios doutrinários e das leis evolutivas que a todos alcançam. Afirmamos com toda propriedade: quem bem pensa bem atrai. É lei evolutiva, sim, é a lei de causa e efeito, ou lei do retorno nos fenômenos psíquicos.     Proceder corretamente na vida, cumprir seus deveres com honestidade e esmero, respeitar o semelhante, são procedimentos corretos na vida dos seres, assim como estar sempre atentos às intuições que recebem, porque a mediunidade intuitiva é inata a todos, uns recebendo-as com mais intensidade e outros com grau menos elevado. As pessoas são intuídas a todo momento. Quando agem com valor, procedem bem, as intuições captadas fazem com que se sintam tranquilas, confiantes em tudo resolver com sucesso, cientes de que sairão vitoriosas dos embates da vida, sejam eles quais forem.
É claro que muitos indivíduos enfrentam problemas existenciais de grande dificuldade, mas isso acontece porque têm que resgatar dívidas de comportamentos inadequados em vidas passadas, ou na presente, pelo mau uso do livre-arbítrio. Contudo, espiritualmente esclarecidos, terão êxito na liquidação dessas obrigações morais, apagando-as do corpo fluídico, temos certeza disso.
Logo, procedam bem, ajam com valor, tenham confiança em si mesmos e tirem da mente a ideia de proteção, para não atraírem espíritos quedados na atmosfera fluídica da Terra com intuições que só irão prejudicar mais ainda quem as atrair ao implorar proteção. Estejam atentos a todas as intuições que recebam, repetimos, porque elas surgem como ideias que as pessoas, frequentemente, confundem com seus próprios pensamentos. Analisem, raciocinem sobre tudo que irão fazer, para que o sucesso seja alcançado.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estresse

Foto: É melhor, sempre melhor, vencer a si próprio, mesmo que no início doa substituir as vibrações negativas pelas superiores. As superiores são eternas; as negativas são passageiras e dolorosas. Por isso, façam a escolha certa que condiz com a essência de todos, como a da Inteligência Universal. 

Luiz de Mattos

Heloisa Ferreira da Costa
Há certos momentos na vida em que bate um desespero porque estamos em determinadas situações de que queremos sair, mas, assim como quando nadamos contra uma correnteza, quanto mais tentamos nos livrar da situação, mais ela se torna difícil de acabar.
São esses momentos que fazem muitos seres perderem a razão e cometerem atos impensados, insensatos. Não fosse o lado espiritual, a certeza de que já vivemos esse lado da vida, seria bem pior. A famosa frase “Tudo na vida passa” cabe bem nas situações adversas. Quando sentirmos nossas forças se esgotarem devemos procurar nos acalmar, irradiar às forças superiores, e desta forma as coisas vão aos poucos se normalizando. Não teremos ajuda, mas haverá uma calma interior capaz de nos fazer suportar o que for preciso, e assim agindo iremos conseguir superar as adversidades.

Nada na vida é fácil, e, quando alguma coisa vem fácil, vai fácil também.

Portanto, temos que entender que 90% da vida são feitos de trabalho, e por isso esta não é fácil!
Antes de reclamarmos dessas dificuldades, vamos observar se estamos nos sentindo bem, se estamos saudáveis, vamos sentir o que está bom, prestar atenção. Será que já pensamos: “E se, além de tudo que eu tenho que fazer, não estou bem?” E se, pior ainda, tivéssemos que largar tudo porque o problema “saúde” é mais sério? Aí, sim, é difícil demais. Mas se estamos bem, tudo vai acabar bem.
O que é preciso entender é que ninguém pode nos ajudar a não ser nós mesmos. Saibamos portanto manter a calma. Dessa forma poderemos manter a nossa sanidade, e de modo sereno iremos enfrentando as tempestades.
O estresse é a doença do século e vemos cada vez mais seres humanos sucumbirem a ela por falta de orientação. Aos poucos os livros de auto-ajuda vão tomando cada vez mais espaço. O que é isso senão a busca de respostas.
Realmente essas leituras nos ajudam, porque o fato mais certo é que só nós poderemos resolver as situações e sair dos problemas; mas se o problema não tiver solução, ainda assim, através da observação da vida espiritual, alcançaremos a serenidade adequada.
Quando chamarmos por socorro, saibamos que pode vir rápido ou não, depende de como nos comportamos, quando sabemos que a ajuda é interna, essa ajuda é imediata, porém, e ficarmos esperando por um milagre, esperaremos eternamente e nada nunca vai estar bem. Por isso prestemos atenção a nossos avisos internos.





segunda-feira, 18 de agosto de 2014



Quem somos
O Racionalismo Cristão é uma filosofia para o nosso tempo. Estudar a Doutrina e submeter os seus princípios ao crivo da razão é o caminho indicado para as pessoas que, como você, desejam se esclarecer, e não renunciar ao seu direito de serem independentes para pensar, raciocinar e tirar suas próprias conclusões.
O conhecimento da vida espiritual não pode ser alcançado por aqueles que, sem raciocinar e imbuídos de misticismo, se limitam a repetir “verdades” dogmáticas e conceitos concebidos em épocas obscurantistas, os quais a razão, o bom senso e a ciência não podem admitir como verdadeiros.
O Racionalismo Cristão, por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, colocados em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes.
Onde se pratica o Racionalismo Cristão
Na cidade de Taubaté, pratica-se na Av. Santa Luisa de Marillac, 1521 - Vila São José, e nas demais casas racionalistas cristãs construídas no Brasil e no estrangeiro com a finalidade de  esclarecer, espiritualizar, educar, instruir, levantar as almas combalidas, fortificar corpos enfraquecidos, combater os vícios e ensinar a criatura a ser justa, valorosa, honrada, simples e verdadeira.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Seja bem-vindo ao blogger RC Taubaté !



Filial de Taubaté

O Blogger RC Taubaté foi desenvolvido para todos aqueles que tenham interesse em aprofundar-se nos estudos do espiritualismo ensinado em nossas casas racionalistas cristãs. Em especial falaremos sobre as atividades da Casa de Taubaté, mas você poderá analisar mais sobre o conteúdo do Racionalismo Cristão, www.racionalismocristao.net.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia e uma ciência, é uma doutrina científico-espiritualista. Esta casa racionalista cristã, a exemplo das outras, é uma verdadeira escola de alto psiquismo, que tem como meta esclarecer as mais conflitantes dúvidas da humanidade: de onde viemos?, o que estamos fazendo aqui? e para onde vamos?
O estudo da filosofia racionalista cristã esclarece, também, sobre os deveres relativos à existência humana, o porquê da necessidade do equilíbrio entre as criaturas humanas e a natureza. Explicando a importância do pensamento na vida dos seres, afirma que o controle do raciocínio é a condição fundamental para se ter uma vida útil, equilibrada e relativamente feliz.

Observamos um grande desequilíbrio entre o conhecimento material e o espiritual. Falta a compreensão entre os seres humanos, que ocorre devido à ausência de conhecimento de si próprios como Força e Matéria. Vivemos, na maioria das vezes, praticando faltas e construindo sofrimentos devido à escassez de conhecimento espiritual e é esse desconhecimento que tem provocado tantos momentos de conflito e perturbação.

Se houver interesse em ter acesso a este conhecimento, convidamos a fazer uma visita a uma de nossas Casas e fazer um estudo do livro básico Racionalismo Cristão, assim como do livro A vida fora da matéria.

Av. Santa Luisa de Marillac, 1521 - Vila São José
12070-350 Taubaté, SP
Presidente: Jadir José da Silva