terça-feira, 23 de setembro de 2014

Encontro dos frequentadores do filial de Taubaté para palestra


A Filial Taubaté do Racionalismo Cristão promoveu, em 20 de setembro de 2014, a palestra Água fonte da Vida, o bem mais precioso da humanidade, com as palestrantes Profª  Cláudia Regina da Silva e a Profª  Lúcia Helena Ramos Martins.

As palestrantes abordaram  temas de estudo cientifico sobre a água,  em uma linguagem tão  simples  que envolveu todos os presentes, frequentadores do filial de Taubaté e convidados, participando com perguntas e alguns, como a militante Alexandra de  Toledo, nascida na cidade de Taubaté, enriqueceu a palestra com detalhes dos riachos e fontes d'água que não existem mais na cidade de Taubaté por causa  do crescimento econômico,  em todos o ramo de sua  atividade, principalmente imobiliária, agricola e industrial que sem  um desenvolvimento sustentável vem degradando o meio ambiente.




No final da palestra, houve  a confraternização na qual a discusão sobre o tema da palestra continuou entre os presentes. 






A  convidada principal para a palestra.

Maria da Gloria T. dos Santos
Militante de Taubaté
No dia da Palestra, caiu um pé d’agua, quando estávamos na Rodovia Presidente Dutra a caminho de Taubaté, chovia tanto que todos os ocupantes do carro ficaram tão contentes e admirados, parecia que estávamos vendo neve, pois como é notório, estamos passando um dos momentos mais longo de estiagem, praticamente em todo o Brasil.  Chegamos no Filial de Taubaté de baixo d’agua, a chuva estava tão gostosa que nem me preocupei  em chegar molhada na palestra, pois aquela chuva foi a convidada principal  do evento.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Notícia

Água fonte da Vida é o tema principal da palestra que acontecerá no próximo sábado na Casa Racionalista Cristã na cidade de Taubaté com as palestrantes Profª  Cláudia Regina da Silva e a Profª  Lúcia Helena Ramos Martins. Segundo as palestrantes, o objetivo desta palestra é conscientizar a população da necessidade de um esforço para enfrentar os problemas de escassez e contaminação que poderão surgir no futuro hídrico do planeta.
Rio Paraíba do Sul
São ações como está que leva a gente a entender melhor as noticias da Globo.com do dia 09/09/2014 “Crise de água muda comportamento de moradores na Grande São  Paulo”; da reportagem do R7 do dia 13/09/2014 “DF tem a terceira pior disponibilidade de água do Brasil”;  “Nível do sistema Cantareira volta a cair e atinge marca de 9,4%” a reportagem do Valor Econômico do dia 14/09/2014 e a reportagem da globo.com do dia 19/08/2014 que trazia como manchete  “Câmara de São João da Barra, RJ, debate transposição do Rio Paraíba do Sul“

O evento ocorrerá no dia 20 de setembro as 14:30 horas no Salão da Casa Racionalismo Cristão localizada à Av. Santa Luíza de Marillac 1521, Vila São José, cidade de Taubaté.

domingo, 14 de setembro de 2014

Evento - Palestra


O objetivo desta palestra é conscientizar a população da necessidade de um esforço para enfrentar os problemas de escassez e contaminação que poderão surgir no futuro hídrico do planeta. "Pequenos gestos hoje, podem fazer grande diferença amanhã". (luisa - Faculdade São Marcos)
A palestra versará sobre o trabalho de pesquisa realizado pelas professoras e seus alunos, abordando:
- as Bacias Hidrográficas do Vale do Paraíba.
- Estudos sobre os macro-invertebrados como bio-indicadores da qualidade da água.
- Estudos sobre os insetos da nascente da sub-bacia do Ribeirão do Itaim.(Recuperação da mata ciliar do Ribeirão do Itaim).

Contato: rcdetaubate@gmail.com  - Falar com Roberto Teixeira.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

leitura do Mês de Setembro:

A violência dissimulada

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão
O ser humano deve respeitar a si mesmo, pois quem se respeita, respeita o próximo. Quantas pessoas lamentam a violência que vai pelo mundo, violência que grassa até nos lares! Ficam impressionadas com o que ouvem e leem na mídia a respeito das brutalidades cometidas, da falta de sensibilidade dos indivíduos em geral, que não se olham como seres fraternos.

Todavia, muitos indivíduos que tudo isso censuram não percebem que também praticam alguma forma de violência dentro do próprio lar ou do ambiente de trabalho. Não respeitam os companheiros de labuta quando a eles se dirigem com tom de voz alterado ou exigem dos familiares o que eles próprios não têm para dar. A esses incoerentes falta compreensão espiritual da vida.
Ninguém gosta de ser maltratado. Contudo, quantos indivíduos maltratam o próximo não só com palavras mas até com pensamentos, quando lhe dirigem vibrações mentais negativas! São pessoas carregadas de manias ou que se acham perseguidas. Sendo vítimas do próprio mundo em que vivem, também perseguem o semelhante com críticas, cultivam malquerenças, guardam rancores. Aquelas que se julgam superiores não conseguem desculpar as falhas que as demais pessoas cometem. Tanto umas quanto outras não acham que suas atitudes são formas desmedidas de proceder. Pensam que só existe violência quando há mortes ou acontecem grandes tragédias. No entanto, podem ser consideradas consequências de acontecimentos decorrentes do desrespeito, do descontrole, da crítica injusta, da falta de compreensão e de tolerância.
As pessoas devem olhar para dentro de si mesmas antes de julgar qualquer outra. Muitas crianças vão aos poucos gerando no íntimo sentimentos de revolta, incompreensão e falta de respeito pelo próximo ao observar nos lares pais que não se entendem nem se respeitam, que fazem uso do baixo calão, ignorando a presença dos filhos como se eles nada percebessem ou sentissem.

Quem quiser um mundo melhor, mais harmônico, pleno de amor fraternal, que comece a melhorar a si mesmo, reformulando sua conduta dentro de princípios espiritualistas como os recomendados pelo Racionalismo Cristão, para que de fato o respeito impere na sociedade mundial e haja maior compreensão e tolerância entre os povos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Seu sucesso só depende de você

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão
Caminha o Racionalismo Cristão há longos anos levando sua doutrina esclarecedora por toda parte. Quando bem assimilada, torna-se um farol a projetar luz nas trevas do desconhecimento espiritual. Já é tempo de a humanidade se esclarecer. A perturbação existente no mundo, porém, é muito grande, criando uma espécie de cegueira que impede a visão espiritualista da vida.
O pensamento tem valor considerável, quando bem irradiado. Ele é força saturada de poder, tanto para o bem quanto para o mal. A pessoa verdadeiramente esclarecida não se deixa abater pelos vendavais que surgem na vida. As tormentas morais que desabam sobre a existência humana são provocadas por pensamentos adversos, que se propagam através de ondas e formas, e, de acordo com as afinidades vibratórias, atraem miasmas de espíritos do astral inferior, que  pululam  pela atmosfera fluídica da Terra.É necessário esclarecer a humanidade, para que saiba libertar-se de tudo quanto a pode prejudicar.
A doutrina racionalista cristã é fácil de entender. O êxito ou o fracasso dos seres humanos está subordinado ao bom ou mau uso do livre-arbítrio. Quem pensa bem o bem atrai. O contrário acontece aos que pensam mal: não imaginam o que os espera em futuras encarnações, a que extremos aflitivos poderão chegar em razão da intensidade das más ações que vierem praticar.
O Racionalismo Cristão é simples e grandioso, tem valor considerável na trajetória evolutiva dos seres, mas é preciso muita paciência e prudência, porque nem todos têm a compreensão nítida do que é espiritualidade. Por isso, aconselhamos que leiam devagar os livros doutrinários publicados, raciocinando bem sobre o que estudam, voltando atrás quando necessário. Esse estudo desanuvia a mente e leva à certeza de que a vida no planeta é árdua, trabalhosa, é dolorosa mesmo.
Quando os sofrimentos aparecem, mesmo os que não são causados pelo mau uso do livre-arbítrio, devem ser enfrentados sem esmorecimento, pois são desafios que engrandecem a alma ao serem vencidos com valor e coragem.

Para se compreender as diversas classes de espíritos encarnados basta observar os membros de uma família, pois há sempre diferenças entre eles: uns são mais caprichosos, outros mais desleixados, uns são pacatos, outros são intranquilos. Tudo isso o Racionalismo Cristão explica.

Caminhem com segurança, buscando progredir na vida pelo esforço de cada um. Essa luta é penosa, mas o trabalho é indispensável aos seres humanos, sendo de grande valor para a evolução do espírito, que veio a este mundo para evoluir com segurança pelo difícil caminho da vida.
Precisamos falar assim aos seres humanos, a fim de os fazer despertar para a realidade da vida, que é bem diferente da fantasia que o desconhecimento sobre os porquês do viver terreno lhes apresenta como verdade. Todos poderão viver com segurança e valor desde que o queiram. Para tanto, sempre lembramos que, ao ser feita a limpeza psíquica ou durante o sono restaurador, a vida anímica se refaz.
Aconselhamos, portanto, que tenham cuidado com a maneira de interpretar as coisas. Nada de precipitações, pois tudo vem a seu tempo, e o tempo é fator essencial na vida das pessoas. O que importa é saber valorizá-lo, porque perdendo tempo ficam para trás as que não lhe dão a devida importância.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NOTÍCIA

Reunião do Grupo de Estudos da Casa Racionalismo Cristão de Taubaté



A Casa  Racionalismo Cristão  de Taubaté, no dia 13 de setembro (sábado), às 10 horas, após a reunião dos Militantes, realiza a Reunião do Grupo de Estudos, quando será debatido o tema “Valor”, Texto do capítulo  13 do Livro Racionalismo  Cristão, oportunidade de estudos dos ensinamentos espiritualistas e, ao mesmo tempo, de confraternização entre os racionalistas cristãos.Endereço: Av. Santa Luisa de Marillac, 1521Vila São José Taubaté, SP - Gmail: rcdetaubate@gmail.com

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Leitura do mês de Agosto

Pense bem antes de agir
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão
Muitas pessoas arrependem-se do que fazem. Para que não haja arrependimentos, devem pensar bem antes de agir, ser inteligentes, colocando o raciocínio em ação, para não terem remorsos pelo que fizeram de errado.
O Racionalismo Cristão, por ser uma doutrina voltada para o esclarecimento espiritual da humanidade, conduz os seres humanos a uma vida melhor, porque, já esclarecidos, não medem esforços para que a vontade forte, guiada pelo raciocínio lúcido, atue em todos os sentidos.
É de forma clara e objetiva que se procura orientar as pessoas que comparecem às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs, para que tomem conhecimento da realidade espiritualista e reflitam sobre ela. Irão aprender que o ser humano em evolução na Terra é um composto de espírito, corpo fluídico e corpo físico, e que nada fica oculto no campo espiritual. Não se iludam com suas mentiras os desconhecedores da espiritualidade. O que fazem hoje de errado, tentando iludir o semelhante, amanhã será descoberto. Daí o sábio ditado que diz ter a mentira pernas curtas.

Enganam-se as pessoas que, conscientemente, agem mal ou têm maus pensamentos em relação a terceiros. Mais hoje, mais amanhã, a lei evolutiva de causa e efeito, ou lei do retorno, a que todos estão sujeitos, se fará presente, estejam certos disso. Procedimentos errados retornam ao agente com tristes consequências, não importa quando. Errar é humano, mas persistir nos erros é falta espiritual, que o ser terá de apagar do corpo fluídico por meio de boas ações em uma ou mais encarnações do espírito.

Os ensinamentos levados ao público que comparece às casas racionalistas cristãs, seja qual for o motivo do comparecimento, precisam ser analisados de forma racional, sem fanatismo, porque o fanático não raciocina: ou não sabe o que quer e faz o que outros mandam fazer, ou é prepotente, pois acha que sempre está com a razão. Não é o que desejamos aos que aportam às nossas Casas. Apreciamos seres pensantes que saibam viver dentro de princípios espiritualistas.